quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Desafio é INOVAR!

Ao terminar de ler o livro “A Estratégia do Oceano Azul”, reforcei um pouco mais minha opinião em relação ao que ainda falta para muitas empresas se destacarem em mercados tão similares, competitivos e padronizados por suas tendências e concepções.

Embora alguns fatos importantíssimos aconteçam ao nosso redor, deixamos passar por desapercebido criações que até 30 anos atrás simplesmente não existiam como: indústrias de vários bilhões de dólares como as de fundos mútuos, telefones celulares, biotecnologia, varejo de desconto, entregas expressas, minivans, snowboarding, cafés, vídeos domésticos, etc...
Mesmo com tudo isso saltando aos nossos olhos, insistimos em criar e gerir uma empresa da mesmíssima forma ano após ano!

Vejo que o Desafio de Hoje é INOVAR!!!

Inovar na sua forma de gestão, atuação, visão e principalmente ação. Nos dias de hoje inovação de valor para seu cliente significa: CUSTOS BAIXOS x VALOR AGREGADO. Diante dessa afirmação como está o foco da sua empresa em oferecer ao cliente um valor agregado que diferencia sua marca, seu produto, seu atendimento? Abaixo relacionei seis princípios das estratégias citadas no livro para discutirmos, bem como os riscos que devem ser analisados:


Introduza a execução na estratégia Risco da Gestão:

1. Reconstrua as fronteiras do mercado:

a. Hoje a área de atuação de sua empresa é o suficiente para que vocês busquem o faturamento planejado em 1 ano? Caso não, analise a possibilidade de colocar colaboradores e equipamentos para buscarem essa expansão, seja ela de forma centralizada na matriz ou com filiais, pontos de distribuição, rede de Franquias ou até mesmo apenas com a divulgação do seu portfólio em locas inexplorados atualmente. Outro fato importantíssimo a analisar é: Minha empresa visualiza o Mercado inexplorado entre domínios de diferentes setores? Se sim, é hora de buscar a expansão.

b. Em relação ao risco da busca, nunca avance qualquer frente sem antes padronizar todos os processos de sua base atual. Analise os PPM´s (Pontos Possíveis de Melhorias), corrija – os, padronize processos e implante ferramentas de acompanhamento. Faça Mudanças Proativas e Conscientes!


2. Concentre-se no panorama Geral, não nos números:

a. Analise seu produto como um todo, bem como, de que forma ele pode atingir a clientes que ainda não conhecessem o que sua empresa oferece. Implante outras frentes: mídias, participações, estratégias de marketing, identifique-se em ambientes onde seus clientes mais freqüentam e valorizam. Tudo sempre realizado através de um Planejamento bem elaborado, é importante ter em mente como atingir esse público e torná-lo fiel não a marca, isso nos dias atuais não existe mais, basta ter um anúncio de um sabão em pó mais barato que oferece a mesma função que o sabão em pó utilizado há anos que o cliente realiza a troca sem dor na consciência, então a fidelidade tem que ser conquistada pela atualização, pela inovação do produto e mais uma vez ressalto, por seu atendimento. Realize Planejamentos Bem Elaborados!


3. Vá além da demanda existente:

a. Você precisa gerar necessidade no cliente! Muitas vezes ele não sabe que precisa ou que será mais feliz utilizando seu produto ou serviço. Vou dar lhes um exemplo:
Um cliente entra na sua loja para comprar um sapato; pede o mais barato. Se sua empresa não está preparada para IR ALÉM DA DEMANDA EXISTENTE, vai vender apenas o sapato mais barato. No entanto se ela está nesse processo de preparação, irá fazer algumas perguntas ao cliente do tipo: o Sr. fica muito tempo em pé? Vai utilizar o produto a passeio ou a trabalho? Têm o hábito de comprar sapatos quantas vezes ao mês? Veja que com poucas perguntas podemos gerar uma necessidade no cliente de comprar um sapato de maior qualidade e o mais importante, quando fizer uso da nova aquisição vai sentir muito conforto e agradecer a empresa que identificou as necessidades dele e soube oferecer o que mais se adéqua aquele momento do cliente. Crie Demanda!


4. Acerte a sequencia estratégica:

a. Você deve realizar o processo de planejamento da empresa considerando melhorias incrementais, para criar inovações de valor. O plano deve apresentar alternativas de diferenciação no mercado e não apenas dar sequencia em planejamentos que não trabalham com ações e sim apenas com números já impostos por modelos arcaicos e com frases prontas. O planejamento deve ser personalizado de acordo com a linguagem da sua empresa. Deve – se explorar oportunidades, construir uma nova estratégia. Explore oportunidades, Construa!


5. Supere as principais barreiras organizacionais:

a. É muito comum trabalhar uma segmentação convencional para identificar o mercado para uma possível demanda. No entanto ao invés disso é preciso agregar valor a demanda, concentrando – se não nas diferenças que separam clientes, mas sim no que existe de comum entre os não – clientes a fim de maximizar a extensão de sua atuação. Agregue valor a demanda!


6. Introduza a execução na estratégia:

a. Um dos mais sérios riscos é o da gestão. Uma empresa não só deve oferecer um salto em valor para compradores e fornecedores, além da marca é claro, como atentar – se para o intuito principal que é gerar e manter um crescimento lucrativo para si mesma. Para tanto, o modelo de negócio deve atender uma sequencia lógica de utilidade, preço, custo e adoção. O risco do modelo de negócio deve ser constantemente acompanhado em toda a execução da estratégia, realizando PDCA diariamente em todo o processo. Mantenha crescimento lucrativo!
Meu amigo leitor, é comum vermos empresas brigando entre si para “disputar” um espaço que já está totalmente saturado, mantendo cada vez mais estratégias erradas que eliminam valores construídos com o tempo e a experiência, que foram agregados ao seu produto e também mantendo um foco na diminuição de preço, tudo para que seja competitivo. Não há necessidade disso! Responda: O que você está fazendo para criar novas oportunidades para seu negócio? O que tem aplicado em seu planejamento para buscar o crescimento lucrativo em uma nova segmentação? Porque vai esperar que outra empresa na mesma área de atuação sua crie as oportunidades para que você possa copiar? Você já pensou em sair na frente e fazer acontecer ou até mesmo criar novidades gerando necessidades nos clientes ou prospects que muitas vezes nem sabem que precisam do seu produto?

Implante ao menos uma ação sobre o assunto, reúna sua equipe para um brainstorming com o tema: “O QUE E COMO PODEMOS INOVAR” – ESSE É O DESAFIO DO ANO. Tenho convicção de que os resultados dessa reunião serão promissores.


BIBLIOGRAFIA:
A estratégia do Oceano Azul, W. Chan Kim. Renée Mauborgne. 20ª reimpressão, 2005.

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